Conceito A para a Cantina da Faminas-BH


Em 30/09/2006 às 13h38

 Se você freqüenta a Cantina da Faminas-BH, com certeza tem notado uma série de melhorias e sabe por que elas aconteceram. Mas, será que você sabe quem são os responsáveis por essas mudanças?

 

Então, vamos contar a história desde o início:

 

A principio havia uma quantidade considerável de reclamações por parte dos clientes da Cantina já que a higienização não era adequada, os alimentos não eram manipulados da forma correta, demora no atendimento, pouca variedade dos lanches servidos, crianças circulando pelo local, entre outros fatores.

 

Assim, a Faminas-BH aliou a necessidade da instituição de manter uma Cantina com alto padrão de qualidade, mais o conhecimento da Professora Jane Mafra - professora da disciplina Alimentos e Bebidas do curso de Turismo, e propôs uma Consultoria.

 

E para que esta Consultoria fosse realizada da melhor maneira possível a Professora Jane Mafra “convocou” para a tarefa, os alunos do 5º período do curso de Turismo.

 

Para começar o trabalho o primeiro passo foi um levantamento de dados realizado pelos alunos, que apontaram as dificuldades que eles sentiam e observavam. Depois, os proprietários da Cantina Sr. Mota e Dª Eunice, juntamente com as funcionárias e os alunos assistiram um filme educativo sobre manipulação de alimentos. Em seguida, mediante as reclamações foram realizadas reuniões entre os alunos e os proprietários onde eram propostas soluções para os problemas encontrados. Complementando o trabalho os alunos fizeram como parte da Avaliação Final, um projeto de sugestões de mudanças desde o lay-out até a forma de atendimento. Para finalizar, durante as férias escolares a Professora Jane continuou com reuniões com os proprietários que acataram as propostas, implantaram as mesmas e semanalmente a docente faz um acompanhamento para verificar se o processo de melhoria continua.

 

 

Depois de 80 dias de muito trabalho, estes foram os resultados alcançados:

 

-         Todas as funcionárias estão usando uniforme completo inclusive a Dª Eunice, constando de calçado fechado, avental ou jaleco branco, touca, máscara quando necessário.

-         Para pegar os alimentos, utilizam luvas descartáveis.

-         Os copos descartáveis ganharam o “canudo” próprio para colocá-los.

-         Os frascos de molhos e condimentos foram substituídos por outros de melhor qualidade, apresentação e facilidade na conservação da limpeza e higiene.

-         A sanitização do ambiente, bem como dos balcões está sendo realizada de maneira correta e adequada.

-         O ambiente foi despoluído: retiraram todos os anúncios e figuras que o “poluíam”.

-         A música ambiente que incomodava aos usuários da Cantina foi eliminada, devendo ser substituída por música instrumental, assim que possível.

-         O caixa foi desobstruído, deixando livre a visão do funcionário.

-         O lay-out foi reestruturado, facilitando a circulação de funcionários e usuários, bem como a visualização de todo o ambiente interno da Cantina.

-         Os tickets estão sendo controlados.

-         Os funcionários já utilizam crachá de identificação.

-         O painel contendo os preços dos produtos será colocado na parte externa da Cantina, tão logo seja liberado pela Faculdade.

-         A Cantina já tem nome “Lanches Nobre”.

 

Você se lembra da pergunta do 1º parágrafo, pois bem, parabéns a Professora Jane, aos alunos do curso de Turismo, aos proprietários da Cantina Lanches Nobre Sr. Mota e Dª Eunice e as funcionárias Viviane, Poliana, Cibele, Raquel, Josiane e Débora, os principais responsáveis por todas estas mudanças.

 

 

Veja as fotos!




Vamos conversar?