A Professora Camila Henriques Coelho é entrevistada pela Equipe RADAR


Em 08/08/2011 às 12h42

A Professora Mestre Camila Henriques Coelho, Coordenadora do Curso de Biomedicina da FAMINAS-BH possui Graduação em Biomedicina, mestrado em Ciências pela FCFRP-USP é Doutoranda no Programa de Ciências Farmacêuticas pela UFMG. Para conhecer mais sobre a Professora Mestre Camila Henriques Coelho, veja a entrevista que ela concedeu à Equipe RADAR:

 

Equipe RADAR: Gostaríamos de saber mais informações sobre o Curso de Biomedicina: natureza das disciplinas abordadas; período de duração média; grade curricular; necessidade de estágio; se há exigência de trabalho de conclusão de curso.

 Professora Camila: O curso de Biomedicina dura 4 anos, e as disciplinas abordadas são inicialmente as que chamamos de ciclo básico: Anatomia, Citologia, Embriologia, dentre outras. Depois o curso vai ficando mais específico e aí o aluno passa e ter contato com disciplinas mais clínicas, ou mais profissionalizantes, como por exemplo, a Imagenologia, Hematologia, Bioquímica Clínica, Micologia, dentre outras. A grade curricular da FAMINAS-BH foi elaborada com o objetivo de abranger as diversas áreas de atuação do profissional biomédico e contempla as disciplinas necessárias para a formalização generalista e humanista do profissional. No nosso curso há sim a necessidade de estágio curricular, que corresponde a 20% da carga horária do curso, seguindo orientações das Diretrizes Curriculares para o curso de Biomedicina, do Ministério da Educação. O aluno pode fazer também o estágio extracurricular que é aquele em que o aluno faz o estágio, mas este não tem relação direta com a carga horária de disciplinas do curso. A FAMINAS-BH tem na instituição um setor próprio que regulamenta e orienta quanto aos estágios, mas é minha função como coordenadora também encaminhar e orientar os alunos a buscarem estágios extraclasse.

 

 Equipe RADAR: O curso de Biomedicina da FAMINAS-BH é um curso autorizado pelo MEC?

Professora Camila: Sim. O curso de Biomedicina é autorizado pela portaria n° 848 de 06 de julho de 2010, do Ministérioa da Educação.

 

Equipe RADAR: Buscando esclarecer aos alunos, qual a diferença do curso de Biomedicina para o curso de Medicina?


Professora Camila: São várias. Primeiro, o médico é o profissional que determina e trata a patologia no paciente. A área dele é mais clínica e, consequentemente, o contato dele com o paciente, é mais intenso. O biomédico, apesar de em algumas áreas de atuação ter um contato maior com o paciente, é o profissional que faz um trabalho mais de bastidores, que processa e analisa as amostras dos pacientes, no caso da Análises Clínicas, ou que domina as técnicas de aparelhagem diagnósticas, como no caso da Imagenologia. Além disso, o biomédico faz análise minuciosa não só de material clínico de ser humano, mas também de animal e do meio ambiente de forma geral. É um profissional intimamente ligado à pesquisa e à busca do porquê de várias situações.

 

 

Equipe RADAR: Qual o perfil deste profissional? Qual a sua área de atuação no mercado?

Professora Camila: Este profissional deve ser ético, por lidar a todo o momento com dados sigilosos; deve ter capacidade de inovação, por estar inserido numa profissão nova e moderna; além de ter a capacidade de tomada de decisão e ser sério e comprometido com as questões de saúde pública do Brasil.

 

Equipe RADAR: Dentre tantas áreas de atuação qual pode ser considerada mais promissora, dentre todas as que o biomédico pode escolher?

Professora Camila: Várias áreas da Biomedicina estão em ascensão. Eu acredito que as mais promissoras sejam a Biologia Molecular, as Análises Ambientais e a Imagenologia.



Equipe RADAR: Como a FAMINAS-BH vê a Biomedicina e o que pode ser feito para melhorar a inserção no mercado de trabalho dos jovens recém formados?

Professora Camila: A FAMINAS-BH idealizou e implantou o curso de Biomedicina por acreditar que teria estrutura física, pedagógica e corpo docente capacitados para atender as demandas do curso. E é isso que acontece hoje. A instituição vê a Biomedicina com promissão, e vem sempre incentivando e estimulando a coordenação, o corpo docente e os alunos do curso. Acredito que o que possa ser feito pela instituição para que os alunos sejam inseridos de melhor forma no mercado, seja manter o padrão de qualidade de ensino oferecido e continuar atendendo as demandas do curso.

 

 Equipe RADAR: Qual deve ser a postura desse profissional frente a tantas mudanças na ciência?

Professora Camila: Ótimo questionamento! O biomédico deve sempre estar a par de tudo que ocorre: se um vírus matou algumas pessoas no Japão, se uma bactéria matou na Europa, e um fungo matou em Belo Horizonte. Ficar antenado nas informações que o rodeiam é ferramenta fundamental para desenvolver técnicas de diagnóstico e tratamento modernas, função primordial do biomédico.



Equipe RADAR: Qual a importância do coordenador de Biomedicina dentro de uma instituição e quais os maiores desafios enfrentados por ele na realização de seu trabalho?

Professora Camila: Na realidade, a função do coordenador é viabilizar junto à instituição as condições necessárias para o andamento das atividades acadêmicas. Assim, ele atende as demandas dos alunos e dos professores e busca sempre a melhoria na qualidade do ensino e do andamento das atividades pedagógicas relacionadas ao curso. No caso específico da Biomedicina, o coordenador deve estar atento a sempre estimular os alunos, por se tratar de uma profissão nova e pouco conhecida, propor atividades acadêmicas e orientar alunos e professores sobre a importância da formação profissional e ética do biomédico.

 

Equipe RADAR: Qual a importância dos estágios e cursos extracurriculares para a formação do profissional de biomedicina?

Professora Camila: Por ser um curso com tantas áreas de atuações práticas, os estágios, tanto os extra, quanto os curriculares, são de importância fundamental para que o aluno possa definir a área de sua afinidade, além de ser o momento adequado do estudante já ir desenvolvendo habilidades e competências que deverão ser inerentes ao profissional quando ele já tiver obtido seu diploma.

 

Equipe RADAR: Fale um pouco sobre o TIS e TCC – sua importância para a formação dos alunos do curso de Biomedicina.

Professora Camila: É imensurável a contribuição que o TIS tem na vida acadêmica do aluno de Biomedicina. O aluno começa desde cedo, a desenvolver o senso crítico, a fazer pesquisas mais específicas, a elaborar trabalhos científicos nas normas técnicas, a importância de se trabalhar em equipe e cumprir prazos, além de poder ter a oportunidade de trabalhar a questão de falar em público. O TIS é realmente maravilhoso, e deve ser mantido ao longo da vida acadêmica do aluno de Biomedicina.

 

Equipe RADAR: Como coordenadora do curso de Biomedicina, que sugestão você dá aos alunos da FAMINAS-BH para agregar valor ao currículo, visando conquistar seu espaço profissional?

Professora Camila: A sugestão que eu dou é sempre participar de eventos extra-classe, fazer contatos, ficar antenado às notícias e estudar muito. O diploma já é um fato, o que fará a diferença realmente é o que você fez a mais: um estágio, uma visita técnica, um simpósio, um congresso, um trabalho científico, uma monitoria, um curso de oratória, dentre outros.


E-mail de contato da Professora Camila Henriques Coelho: [email protected]


Acesse o Currículo Lattes desse professor: PROFESSORA CAMILA HENRIQUES COELHO




Essa entrevista foi realizada pela Equipe RADAR: Cristina Moreira, Sabrina Martins e Débora Costa.

 

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