Em 07/06/2011 às 15h29
Por: Cristina Moreira, Sabrina Martins e Débora Costa
Devido a importância que este Departamento exerce dentro da instituição A Equipe RADAR entrevistou o professor Eduardo para esclarecer algumas dúvidas que podem ser comuns entre os alunos. Confira!
Eduardo Henrique: O Departamento de Projetos de Extensão é um órgão integrante de Pesquisa e Extensão. Tem por finalidade articular e apoiar a execução da política de extensão da FAMINAS-BH, seja através de ações específicas dos departamentos de ensino, seja através de ações institucionais, buscando uma integração mais efetiva da realidade social com as atividades realizadas na instituição.
Principais atividades:
Equipe RADAR: A extensão promove vários cursos durante o ano. Como tem sido a participação dos alunos nestes cursos?
Eduardo Henrique: A participação dos alunos nos cursos de extensão está sendo gradativa, a procura é maior no 2º semestre.
Equipe RADAR: Os alunos sempre reclamam dos valores destes cursos, o que a faculdade tem a dizer sobre isso? Existe alguma forma de parcelar ou negociar o valor de algum curso?
Eduardo Henrique: Todo curso pode ser negociado e/ou parcelado basta somente o aluno procurar o Departamento de Extensão. Em relação aos valores, os cursos têm um valor bem inferior ao praticado no mercado.
Equipe RADAR: Porque os cursos realizados fora da FAMINAS-BH não tem as horas contabilizadas integralmente, como os que são realizados dentro da instituição?
Eduardo Henrique: A questão da contabilização das horas o Departamento de Extensão segue a planilha que existe dentro do Manual de Atividades Complementares, tal decisão é institucional e padronizada entre as duas FAMINAS.
Equipe RADAR: Existe alguma possibilidade do aluno Colar Grau sem ter completado as horas complementares exigidas? Por quê?
Eduardo Henrique: Não existe possibilidade de o aluno Colar Grau sem ter completado as horas complementares conforme prevê o Manual de Atividades Complementares da FAMINAS-BH:
"No caso de não integralização das horas de Atividades Complementares, o aluno fica impedido de participar da solenidade de outorga de grau, a colação de grau, podendo fazê-lo após a comprovação da integralização das atividades complementares, desde que atendidas todas as outras exigências legais, na próxima solenidade de outorga de grau, prevista no calendário."
e também de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB):
"[...] Somente podem participar do ato solene de Colação de Grau os alunos que, efetivamente, concluíram o curso com êxito e obtiveram a certificação correspondente – o diploma."
Equipe RADAR: A partir de qual período os alunos já podem apresentar seus certificados para conferência e como é feito este processo?
Eduardo Henrique: O aluno pode apresentar os certificados para contabilização das horas em qualquer período, marcando o horário para a devida contagem na Extensão, apresentando o xérox e o certificado original para que naquele momento eu, Coordenador do Departamento, informe o número de horas alcançadas até aquele momento.
Equipe RADAR: Grande parte dos alunos se preocupa com as horas complementares apenas no final do curso, é possível realizar todas as atividades no último ano da graduação?
Eduardo Henrique: As horas de atividades complementares devem ser executadas ao longo dos anos de ingresso do aluno na graduação, não sendo possível o aluno alcançar o número de horas/pontos em atividades extensionistas no último ano do curso.
Equipe RADAR: Este ano está sendo promovido uma série de simpósios na instituição. Qual a importância dos mesmos para os alunos e como é o processo de organização destes simpósios?
Eduardo Henrique: O simpósio é de suma importância para o aluno pois o mesmo terá a oportunidade de conhecer experiências externas e vivência de profissionais que já estão há muito no mercado. A organização do simpósio é feita através de contatos externos com palestrantes renomados no mercado através de ofícios expedidos pela coordenação de cursos e departamento de extensão, onde verifica-se a importância deste profissional para agregar experiências aos nossos alunos. A parte estrutural fica a cargo do departamento de extensão que orienta desde a recepção do aluno e palestrante até a organização física. Preocupando sempre com a qualidade e a aceitação de nosso aluno no simpósio fazemos um trabalho de captação e marketing para que o discente tenha convicção do que oferecemos, ou seja, queremos enriquecer sempre seu currículo através de projeto como este. Os simpósios passarão a ser uma constante na FAMINAS-BH, sendo oferecidos a princípio sempre no 1º semestre de cada ano.
Equipe RADAR: Além de palestras, cursos e simpósios a faculdade tem novos projetos em vista para gerar horas complementares e conhecimentos aos alunos?
Eduardo Henrique: Vários projetos extensionistas estão sendo desenvolvidos junto com os coordenadores de cursos e direção acadêmica.
Essa entrevista foi realizada pela Equipe RADAR: Cristina Moreira, Sabrina Martins e Débora Costa.