FAMINAS seleciona novos expositores de Venda Nova para Feira de Empreendedorismo Social

Iniciativa gratuita busca fortalecer pequenos negócios da região e ampliar a visibilidade de produtos e serviços locais


Em 05/08/2026 às 17h00

A FAMINAS abriu, nesta semana, inscrições para novos expositores da Feira de Empreendedorismo Social, iniciativa voltada ao fortalecimento da economia local na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. A chamada pública vai selecionar cinco novos empreendedores feirantes, que poderão expor e divulgar seus produtos gratuitamente dentro da instituição.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste formulário, até o dia 18 de agosto. Poderão participar empreendedores cujos produtos sejam de origem artesanal ou minimamente manufaturados, desde que não gerem concorrência desleal com os demais expositores já atuantes na feira ou com os serviços disponibilizados dentro da instituição. O resultado está previsto para sair no dia 25 de agosto e os selecionados podem começar a expor a partir de 1º de setembro.
 
A feira acontece no corredor de acesso aos blocos da FAMINAS, localizada na Avenida Cristiano Machado, número 12.001, todas as terças-feiras, das 16h às 21h. Neste ponto de circulação interna, passam, em média, cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes e colaboradores, diariamente.
 
A proposta é abrir espaço para que micro e pequenos empreendedores apresentem seus produtos a um público diverso e recorrente, ampliando a visibilidade dos negócios locais e criando novas possibilidades de venda, relacionamento e crescimento.
 
"Assim, movimentamos a economia, estimulamos novos negócios e fortalecemos parcerias, criando melhores oportunidades de crescimento para os empreendedores da região. A FAMINAS acredita que investir em ações como esta significa impulsionar a geração de renda, ampliar o mercado local, contribuir para o desenvolvimento econômico da Zona Norte, além de reafirmar seu compromisso com a responsabilidade social", afirma Laiza Bonela, coordenadora de Extensão da FAMINAS.
 
Feira impacta renda de empreendedores
 
Na ativa desde 2023, a Feira de Empreendedorismo Social da FAMINAS gera resultados concretos para quem participa. É o caso da empreendedora Adriana Caldeira, que deixou a rotina CLT há 14 anos para se dedicar à venda de bombons e bolos de pote. Mas, foi através da feira que ela encontrou um novo nicho promissor: a produção e venda de cookies, produto que hoje concentra a maior parte do seu negócio.
 
Embora também participe de outros eventos e atenda encomendas em casa, Adriana afirma que a Feira de Empreendedorismo Social se tornou o principal ponto de faturamento do empreendimento. Segundo ela, a presença semanal na instituição representa cerca de 80% dos seus ganhos mensais, impulsionada pelo contato direto com estudantes e colaboradores que circulam pelo campus.
 
"Para mim, foi uma grande surpresa a aceitação dos funcionários e alunos, que hoje são minha clientela. Fico muito feliz de sempre trazer novidades e participar dessa iniciativa, tão produtiva para o meu negócio", conta.
 
Vamos conversar?