Em 22/10/2008 às 17h57
Docentes do Curso de Letras da FAMINAS-BH estão promovendo, nos dias 21 e 22 de outubro, um curso de capacitação de professores da Escola Estadual São Pedro e São Paulo, instalada no bairro Novo Santa Mônica, para o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita com base nos parâmetros de avaliação de desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental do PROALFA (Programa de Avaliação da Aprendizagem) que, por sua vez, é parte do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública).
Considerando como meta prioritária da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais que toda criança esteja alfabetizada aos oito anos, o objetivo do SIMAVE/PROALFA é fornecer informações ao Sistema e aos professores, orientando a construção de estratégias de acompanhamento e intervenções para o alcance dessa meta. Assim sendo, o PROALFA avalia, por meio de um teste, alunos da rede pública no segundo, terceiro e quarto ano de escolaridade.
"O projeto foi desenvolvido em virtude de uma demanda da Escola Estadual São Pedro e São Paulo cujos professores estão precisando de uma capacitação para saber como eles vão trabalhar com uma matriz de competências e habilidades (o PROALFA), que são as competências exigidas numa prova chamada Prova Brasil, que visa a avaliar os conhecimentos e habilidades que os alunos de 1ª a 4ª séries estão desenvolvendo durante a alfabetização, especificamente em Língua Portuguesa. Portanto, o nosso objetivo é capacitar professores aptos a preparar os alunos do Ensino Fundamental para a Prova Brasil", esclarece a Coordenadora do Curso de Letras da FAMINAS-BH, Prof.ª Dr.ª Andréa Lourdes Ribeiro.
Perguntada sobre a importância de iniciativas como esta, a Diretora da escola, Rosane Aparecida Belico Guimarães, declarou entusiasmada: "Uma parceria como esta a gente tem que agradecer a Deus! Porque o objetivo é elevarmos os resultados das avaliações. E nós da rede pública de ensino, apesar do baixo salário, estamos buscando a capacitação dos professores e a educação de qualidade; e, para isso, nós temos de nos capacitar. Nesse sentido, a FAMINAS-BH surgiu como um presente divino para nós. [...] A única solução para este país é a educação. O verdadeiro papel da escola é resgatar a comunidade e seus valores - e transformá-la."
A Prof.ª Alaíde Ferreira, aluna do curso, comentou: "A gente precisa sempre se atualizar e, com certeza, este curso vai nos ajudar muito na nossa prática pedagógica porque a FAMINAS-BH tem professores muito capacitados. E estamos aqui para isso: aproveitarmos ao máximo o conhecimento que eles tiverem para nos transmitir."
Assim, a FAMINAS-BH mais uma vez cumpre seu papel de Instituição de Ensino Superior socialmente responsável, promovendo o aumento e a melhoria na qualidade do Ensino Fundamental público em Belo Horizonte.