DIREITO / Projetos Sociais


Em 28/11/2007 às 20h33

O Projeto "Viva a Melhor-idade", principalmente nos últimos dois meses, vem mobilizando professores e alunos do curso de Direito da FAMINAS-BH em ações relevantes de humanização e promoção da cidadania. Coordenado pelos professores José Carlos Batista e Carolina Lopes, com participação de 37 alunos, o projeto está atuando em duas Instituições de Longa Permanência (abrigo para idosos) com o objetivo de contribuir nas áreas social e jurídica para garantir melhor qualidade de vida aos internos destas instituições. O projeto conta com a parceria da Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) da Prefeitura de BH. O público diretamente beneficiado pelo projeto nesta etapa é de 48 idosos.

Para o aluno Rodrigo Barbosa Guimarães, 2º período/Direito/manhã, "as pessoas idosas merecem dignidade e respeito. Este projeto nos traz a oportunidade, enquanto alunos de Direito, de sermos menos mecanizados e positivistas, para sermos mais humanos". Miraildes Elias de Jesus, 2º período/Direito/manhã, ressalta que "este projeto desperta em nós, estudantes de Direito, o sentimento de cidadania. O idoso merece nosso respeito, nosso carinho, nossa atenção". Já Wagner José Ramos do Prado, 2º período/Direito/noite, acredita que "isto humaniza o aluno de Direito numa sociedade onde tudo é permitido e onde a educação familiar está desestruturada. Esta experiência nos demonstra que somos humanos e que no futuro poderemos ser os abrigados".

De acordo com o professor José Carlos, os resultados alcançados pelo projeto têm superado todas as expectativas. O professor destaca três pontos importantes: 1) maior integração entre os alunos de períodos e turnos diferentes, e, destes com a comunidade local; 2) o contato dos envolvidos no projeto com um público em extrema carência, vulnerabilidade e exclusão social; e 3) o despertar da sensibilidade, da solidariedade e dos sentimentos humanos em uma sociedade marcada pelo individualismo, pela competição e pela indiferença.

É importante ressaltar que a repercussão deste projeto engendrou a criação de um espaço de divulgação no site da FAMINAS-BH de todas as ações de cunho social desenvolvidas na Instituição. A Diretora Acadêmica, Rejane Guimarães, apóia e estimula a iniciativa, pois acredita que trabalhos desta natureza fazem parte da formação profissional e ética dos discentes.

Este projeto tem uma programação dinâmica e diversificada. Vale a pena obter maiores informações. Clique no item "Projetos Sociais" e conheça mais detalhadamente este e outros projetos desenvolvidos na FAMINAS-BH.
Vamos conversar?